21 setembro 2015

5 Passos Simples Para Tirar o Passaporte Comum



Muitas pessoas acreditam que para tirar o passaporte é a maior burocracia, mas não é verdade, vou mostrar de forma prática, 5 passos simples para tirar o passaporte comum.
Antes disso quero lembrar vocês daquela minha lista de 20 antes dos 20, em que listei 20 coisas para fazer antes dos 20 anos. Não consegui realizar todos os itens antes dos vinte anos mas me propus a realizar antes dos 21. Rsrs. Um daqueles itens era tirar o passaporte e YEY, finalmente... Rsrs.

E vamos lá...

Considerando que você seja um(a) brasileiro(a) maior de 18 anos e pretende tirar o seu primeiro passaporte:


  Documento de identidade (Servem nesse caso CNH ou Carteira de trabalho, por exemplo).

  CPF

  Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, a certidão de quitação eleitoral - obtida no site do TSE - ou justificativa eleitoral.

  Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.

  Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido.


  Para solicitar a emissão do passaporte você deve preencher os seus dados CLICANDO AQUI.
Preencha local de atendimento (Posto da Polícia mais próximo de você)
Concluído o preenchimento dos seus dados será gerado a Guia de Recolhimento da União (GRU)


Imprima e Pague a Guia de Recolhimento da União (GRU) que foi gerada no passo anterior. Esteja com o comprovante de pagamento da GRU junto aos seus documentos no dia em que comparecer ao posto da polícia (próximo passo).


Vá ao posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) posto em que indicou para atendimento, com todos os documentos citados acima.
 (Em alguns lugares é preciso agendar horário no DPF) Saiba se é necessário agendar o seu CLICANDO AQUI. (Se necessário faça o agendamento e compareça na data marcada)

Quando você comparecer ao posto e entregar todos os documentos, eles mesmos farão a foto e lhe entregarão uma folha com a qual você poderá retirar seu passaporte assim que estiver pronto, nessa folha estará a data de quando você poderá buscar.
O passaporte será entregue pessoalmente a você, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Nossa, legal, valeu a dica, porque estou tão desatualizado, minha irma quer fazer o dela, irei passar o seu link do blog para ela ver assim ela vai aprender PASSO A PASSO! thank you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Osvaldo!
      Faça isso, qualquer dúvida, o que puder ajudar estou a disposição.
      Abraço!

      Excluir