28 fevereiro 2015

1º Ianê Entrevista


Oi pessoal...

Hoje estreio o Ianê Entrevista aqui no blog, para quem ainda não sabe do que se trata, clique AQUI e veja o post em que explico.
Teremos sempre no último sábado do mês um Ianê Entrevista . Ok?

Para estrear, vamos conhecer a Janayna que está morando no Peru. Fiz algumas perguntinhas a ela e espero que vocês gostem. Claro que poderia fazer um milhão de perguntas, hahahahha, massss néé. Rsrs.
Vamos lá:

Nome: 
Janayna Guerra

Idade: 
28
Profissão: 
Historiadora. Atualmente trabalho no Setor Cultural da Embaixada do Brasil no Peru.
Cidade/País: 
Sou de Goiânia/GO, mas atualmente moro em Lima, capital do Peru.
Há quanto tempo reside neste país? 
Dia 06 de março completa 01 ano.
Em que momento da sua vida decidiu que iria se mudar? 
Decidi me mudar pro Peru quando percebemos (meu esposo e eu) que no Brasil teríamos dificuldades pra que ele conseguisse um bom emprego, a altura do que tinha no Peru.
Como conheceu seu marido? (pergunta pessoal,  mas todo mundo gosta de saber essas coisas, rsrs, se não quiser responder tudo bem)
TODO MUNDO me faz essa pergunta (rs...). Bom, conheci meu esposo na internet. Calma, calma... eu não estava procurando relacionamento com ninguém. Explico:

Tive um trabalho aprovado pra ser apresentado num Congresso de História da Universidad Nacional Mayor de San Marcos que é a universidade em que ele estuda (ele também é historiador). Ele era um dos organizadores do Congresso, e o conheci, entre tantas outras pessoas de vários países latino americanos, na comunidade do Congresso. 
Como viria sozinha pro Peru fiz vááárias amizades, incluindo ele. Chegando aqui "me enamoré" dele. Viajamos pra Cusco, Machu Picchu (o tour do amor, pq depois de fazer uma viagens dessas qualquer um (a) se apaixona ahahhaha).
Voltei pro Brasil e decidimos que tentaríamos uma relação a distância, e o fizemos. Nesses 3 anos juntos foram várias idas e vindas entre Brasil/Peru, até que decidimos nos casar e eu vir morar aqui!
O que pensa do país que você mora? Eles recebem bem os brasileiros?
Gosto muito do Peru pela variedade de paisagens que ele te proporciona em um espaço tão pequeno: Aqui tem praias, cachoeiras, montanhas, selva, nevados e até desertos.
Peru é um país riquíssimo em cultura e história e é isso o que mais em encanta!
Sobre a recepção dos brasileiros por parte dos peruanos: a princípio eles ficam tímidos e sempre dizem: "Brasil, o mais grande (??!!) do mundo", ou: "Axé Bahia" (que por incrível que pareça não é o estilo musical, e sim uma banda que tinha esse nome e dançavam os hits que foram sucesso no auge do Axé no Brasil). Depois que te conhecem melhor os peruanos são "amables" e muito agradáveis. 
Quais foram as dificuldades que encontrou quando chegou?
A minha maior "dificuldade" foi com os documentos pra legalizar minha residência aqui. Você pode vir pro Peru sem nenhum tipo de visto e só com sua Identidade (como turista pode ficar até 90 diascomo disse que tinha me casado com um peruano e que pretendia morar aqui, me deram 183 dias). Pra conseguir visto de residente eles pedem vários documentos que devem ser legalizados pelo Ministérios das Relações Exteriores do Peru, devem ser traduzidos e você tem que ir de um lado por outro o tempo todo... Enfim, isso foi o mais chato mas deu tudo certo e hoje sou Residente :)
Ah e o trânsito... nossa, o trânsito aqui é infernal!!!!! Devido a isso, optamos pela bicicleta pra ir ao trabalho :)
Quais seus planos para o futuro? Pretende morar ai “para sempre”?
Pro futuro quero muitas viagens, muito trabalho, muita saúde e amor! E sim, pretendo morar aqui pra sempre, não tenho vontade de voltar a viver no Brasil.
Diga alguma curiosidade sobre a cultura local.
O Peru tem inúmeras culturas de inúmeros povos que construíram o país. As pessoas costumam conhecer somente os Incas, que são "bebês" se comparados a outros povos, por serem os construtores de Machu Picchu e donos no maior Império Latino Americano, porém, há muitos outros povos no Peru como: lambayeque, mochica, paracas, chavin, etc.  
Indique um lugar indispensável para quem for visitar o país/cidade. (Não precisa necessariamente ser um ponto turístico)
Podem ser vários? 
Lima é cheia de lugares incríveis. Pra quem ama gastronomia tem inúmeros restaurantes. Meus favoritos são: Costa Verde (comida peruana), Mr. Sushi (japa), Blue Moon (italiana) e Altamar (comida marinha).
Já pra quem gosta de história (como eu), recomendo visitar o Museu Larco, Centro Histórico de Lima (e ir ao museu de San Francisco, conhecer as catacumbas e ao Museu da Inquisição), Cemitério Museu Presbítero Maestro (LINDO), Barranco que é um bairro super charmoso, vintage e boêmio (por coincidência onde moro hihihi) e tem o museu do Mario do Testino, que nasceu e viveu em Barranco e, o Museu de História Natural.
Já pra quem gosta de parques, há inúmeros: El Olivar (San Isidro), Parque Kennedy e Parque del Amor (Miraflores), Puente de los Suspiros (Barranco), Parque de la amistad (Surco) e Parque de las Águas (Cercado de Lima).
E pra quem gosta de aventura, indico fazer parapente na costa verde em Miraflores :)
Coisas do Brasil que fazem falta?
Paçoca, pamonha, Guaraná Antarctica, Bis branco, pequi, chuva forte e minha família e amigos Preto de copas (cartas)
Coisas que são melhores no Peru?
Custo de vida. Alimentação, transporte, lazer... tudo isso é bem mais barato que no Brasil e, um salário mínimo aqui é o mesmo valor do salário mínimo no Brasil. 
Coisas que aprendeu morando aí?
A ter paciência. Como o trânsito aqui é f... tive que desenvolver meu lado paciente pra não estressar.
Qual sugestão ou dica você daria para quem gostaria de viver nesse pais?
Venha pro Peru com a mente aberta e disposto a conhecer/aceitar uma cultura totalmente diferente da sua, respeite isso. Peru não é só Machu Picchu, lhama e flauta andina, não é lindo e maravilhoso pra todos os lados. Também tem desigualdade e pobreza como no Brasil.
Conte brevemente o seu dia a dia. (O dia a dia de uma peruana, rs)
Bom, acordo, tomo meu café, me arrumo e vou pro trabalho de bike. Passo o dia na Embaixada, pego minha bike e, no meio do caminho sempre invento o que fazer. Ou vou ao supermercado, ou comer algo, ou ao cinema... 
Chego em casa, encontro o esposo (nas vezes em que não nos encontramos nos lugares mencionados anteriormente hehe), vemos um pouco de TV ou jogamos vídeo game e dormimos.
Já no fim de semana sempre saímos, seja pra um passeio nos parques ou shoppings, ou conhecer algum canto de Lima novo. As vezes fazemos Full Days, esses passeios "bate-volta". Assim conheci Pachacamac (que é um sítio arqueológico que possui construções desde o século III d.C.), Ica, La Huacachina, Paracas, Canta/Obrajillo, entre muitos outros lugares. (Definitivamente, não sei ser breve kkkkk!)


Pra finalizar um link SUPER bacana, bem humorado e IMPERDÍVEL (com muitas fotinhas):

Fotinhas:

Plaza de Armas de Cusco  Machu Picchu 
Puente de los Suspiros (Barranco) - A ponte foi construída em 1876 e leva esse nome porque foi, e continua sendo, um dos símbolos mais românticos da cidade. Dizem que, na primeira vez que você visita, se fizer um pedido e atravessar a ponte prendendo a respiração, ele se realiza. Eu fiz e deu certo!!
Desierto de Ica (La Huacachina)
Laguna de Llanganuco (Parque Nacional Huascarán)
Nevado Pastoruri que fica a 5.240m de altitude (Cordilheira Branca e Negra - Ancash)
Chavín de Huántar (Sitio Arqueológico datado de 1500 a.C., declarado como Patrimônio da Humanidade em 1985 e fica a 3.177 m de altitude - Ancash)

Com vocês: Pachacamac!
Além do alerta de Tsunami, o Peru fica sobre placas tectônicas ou seja, aqui pode ter terremotos. O último aconteceu em 2007 e magnitude 8.0 na escala Richter. Normalmente há "temblores" ou "sismos" que são pequenos movimentos da terra que vão de 3.0 a 5.8 na escala Richter (esses sim costumam acontecer mensalmente, assim que esteja preparado).
Marido tomando a água proibida!!!
Marido y yo em Llanganuco

Láááá atrás está a Huaca Pucllana (eu nao tinha uma foto só dela). Essa Huaca é de 200 d.C. , é uma piramide de 25 metros que fica nada mais, nada menos, que no CENTRO de um dos principais bairros de Lima, Miraflores. Aqui é cheio de "huacas" no meio da cidade. Huacas (em quéchua, uma das líguas indígenas do Peru) é um lugar sagrado (templo, santuário, tumba) onde eram celebrados diversas cerimônias.
Palácio do Governo (Centro Histórico de Lima)
Parque del amor (Miraflores)

Farol da Marinha (Costa Verde - Miraflores)
Parque de las Leyendas (O zoólogico de Lima)
Eu e as lhamitas em Machu Picchu
Pra finalizar:
Esplendoroso Machu Picchu!
Todas as fotos desse post são do arquivo pessoal da Janayna.
E assim termina o primeiro Ianê Entrevista... Quem assim como eu, adorou? hihihih... Já estou arrumando as malas com destino à Peru, quem vem comigo? rsrsrs.
Muitíssimo obrigada Janayna, por compartilhar com a gente um pouquinho do Peru e da sua vida. Amei.
Beijos a todos e até o próximo post!
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Nossa, adorei! É tão bom saber um pouco mais sobre esse país, além do que o "senso comum" sabe. O Peru é maravilhoso e sem dúvidas é um dos lugares que eu quero super visitar.
    Adorei o Ianê entrevista! Faça mais! E sucesso!
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Amandaaaaa! Também quero muito visitar o Peru.
      Vou continuar sim... Muito obrigada!

      Excluir
  2. Oie!!! Amei conhecer a história da Janaína (a pessoa eu já conhecia), amei também saber sobre o Peru. Geralmente ele não faz parte das minhas pesquisas, mas parece ser tão incrível (ou mais) quanto vários lugares no mundo. Amei a Tag Ianê entrevista também, hehe. Beijos meninas!!! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Que bom que gostou Tati. Num éé... Quero muito conhecer o Peru também.
      Também estou amando esse Ianê Entrevista, hihihii.
      Beijossss

      Excluir
  3. Que lugar lindo, amei suas fotos ficaram lindas *--*
    bjinhos

    visite também: http://blogelassemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo lindo... As fotos são da Janayna. ;D
      Beijinhoss

      Excluir