10 setembro 2018

Livro: O Conto da Aia

O Conto da Aia



Sabe aquele livro que você termina de ler e fica tipo assim SEM PALAVRAS, hehehe, assim é O Conta da Aia.
Sinopse:




Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.

A narrativa


O livro é um típico clássico, daqueles que vai te entregando aos pouquinhos os acontecimentos, com muitos detalhes, o tipo de livro que precisa de um leitor já um pouco familiarizado com o estilo de escrita, ou pode achar um pouco estranho a primeira impressão.

É como se fosse um diário eu diria, ou como se a personagem fosse vivendo e descrevendo pra nós, ao mesmo tempo em que descreve seus pensamentos e lembranças.

Só a partir do capítulo 10 mais ou menos as coisas mais intrigantes começam a acontecer, isso não quer quiser que antes disso o livro não seja bom, particularmente gosto dessa "vagareza" das coisas.


Mas é só no capítulo 15 que de fato você deve ficar horrorizado, é aqui que começam as coisas mais bizarras que você poderia imaginar, começam a ser descritos os "sexos", onde Aia, Comandante e sua esposa fazem seus "trabalhos".

Essa parte definitivamente não tem como explicar aqui, -.-

Mas as Aias são as mulheres férteis, os Comandantes são os homens ricos com suas esposas não férteis. Então todo Comandante tem uma Aia em casa, para fazer um filho.

Contexto 


Nessa sociedade nenhuma vaidade é importante, então as mulheres nem os homens precisam sentir prazer, orgasmos foram abolidos.  Pra ter ideia, em um decreto das Esposas foi declarado que as Aias não pudessem usar nada de cremes e loções ou qualquer outra coisa do tipo, então a personagem principal Aia, guarda um pouco da margarina de comer para passar no rosto e nas mãos.

"Enquanto fizermos isso, passar manteiga em nossa pele para mantê-la macia, podemos acreditar que algum dia sairemos, que seremos tocadas de novo, com amor ou com desejo." Atwood, Margaret. O conto da aia

O livro é todo contato de forma que as coisas vão acontecendo no presente e ao mesmo tempo a personagem principal conta como era sua vida no passado, basicamente as coisas eram "normais" como para nós nos dias de hoje. Um belo dia o presidente foi morto, todo o congresso foi morto, acabaram com a constituição e criaram novas leis, como por exemplo, mulheres não poderiam mais possuir bens, a partir de então não teriam conta mais e seu dinheiro seria transferido para seus maridos ou parente mais próximo do sexo masculino. Além disso claro, as mulheres não poderiam mais trabalhar, afinal, agora elas seriam divididas em Aias, Marthas, Tias, Esposas de Comandante, sendo elas as férteis, as cuidadoras do lar, as orientadoras (vigias) das aias e as esposas não férteis dos caras ricos, respectivamente, além das outras divisões.

As mulheres perderam suas contas e seus empregos na mesma hora. Mas mais que isso perderam sua dignidade e humanidade.

Genialidade


Deixando um pouco a história preciso registrar a genialidade da autora, como ela conseguiu imaginar cada detalhe da história e fazer com que terminemos o livro com aquele maravilhoso pensamento: será que isso ou será que aquilo? São esses livros em minha opinião os mais instigantes, são como histórias reais (amo livros com histórias reais) você tem a imprevisibilidade das coisas, a dúvida, e mais que isso, a rara emoção de se apegar verdadeiramente a uma história, de se imaginar na pele de outra pessoa.

É isso, eu jamais saberia explicar ou descrever esse livro verdadeiramente à altura. Leia!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Meu post sobre o livro ta pronto... falta só criar as imagens. Também não consegui passar o que eu queria em relação a leitura.

    ResponderExcluir