20 julho 2015

Parque Lage [Rio de Janeiro]

Oi pessoal,
hoje o passeio é pelo Parque Lage, que arquitetura linda, que jardim maravilhoso... Moraria nesse palacete numa boa, rsrsrs.

A história do local do Parque Lage vem do século 16, quando foi engenho de cana de açúcar, no século 19 chacará de nobre inglês, e no início do século 20 residência de um milionário casado com uma cantora de ópera, onde o mesmo ergueu um palacete. Na década de 1960 quase virou condomínio e nos anos de 1980 até sediou shows de rock no pátio central do palacete.



Vamos voltar e conhecer melhor esta parte da história:


  • Em 1859, parte da fazenda passa a ser propriedade de Antonio Martins Lage.
  • Os anos se passam, a chácara vai parar em outras mãos, mas, em 1920, um neto de Antonio Martins Lage, o empresário Henrique Lage, a compra. Amante das artes, Henrique Lage apaixona-se e casa-se com a cantora lírica italiana, Gabriela Besanzoni. Para agradar a artista, manda construir uma réplica perfeita de um “palazzo romano”, e reformula parte do projeto paisagístico.
  • Dois grandes portões se abrem à Rua Jardim Botânico, nº 414, para os caminhos cercados de palmeiras imperiais que levam à mansão, projetada pelo arquiteto italiano Mario Vodrel. A fachada principal tem pórtico saliente, totalmente revestido de cantaria. O casarão, construído em torno de uma piscina, tem mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália. As pinturas decorativas dos seus salões foram assinadas por Salvador Paylos Sabaté.
No local vem funcionando já à alguns anos a EAV, Escola de Artes Visuais, mantida pela prefeitura do Rio de Janeiro, que lá oferece cursos livres. O funcionamento da escola no local, é compartilhado com os visitantes do parque, nada impedindo sua circulação ou visitação.
Leia toda a história aqui.

O portão é aberto, ou seja, entrada gratuita. 
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ
Diariamente, das 8h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h)
Fotos do celular:





Antes de chegar na piscina, a lada da direita tem essa entrada:











Vamos conhecer um pouquinho do jardim?


Vocês já devem terem visto um casal famoso no instagram, em que as fotos são sempre a esposa do fotografo de costas assim, dando a mão pra ele. É um instagram muito lindo, com uma fotografia e produção muito grande.




Amor escrevendo nossas iniciais na árvore do jardim do Parque Lage:




 Tem até toca:



É isso pessoal..... No próximo post vou mostrar o passeio noturno pelo Rio. Conhecemos a Lapa e foi bem legal.
Até logo!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Que lugar maravilhoso! Vou colocar na minha lista de lugares pra visitar!
    Precisa pagar pra entrar? É aberto todo dia?
    beijos!
    http://amandatelo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa pagar pra entrar Amanda, e é aberto diariamente, das 8h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h).
      Beijinhossss

      Excluir