09 janeiro 2011

Por que as mães não conseguem educar seus filhos?

Ontem no trabalho foi impossível não observar a incompetência de duas mães com relação a educação de seus filhos, os mesmos devem ter por volta de três, quatro anos, sim... três anos, dá muito bem pra educar/mandar em uma criança por assim dizer. Já que com três anos, mães devem mostrar que mandam. A atuação das duas crianças eram constrangedoras, eles subiam nos brinquedos e faziam movimentos querendo quebra-los, pulavam, chutavam, gritavam, foram até a pista de bolixe e andaram nela pra lá e pra cá, pelo que sigo e sei de maternidade, filiação, as mães ignoravam fingindo não ver o que seus filhos faziam, quando a situação ficava totalmente desequilibrada elas falavam uma simples frase, típica da ausência de ordem e maturidade de uma mãe: Não faz isso, olha lá ó, a moça vai 'danar' com você, não pode. Para, para, para tudo. Você me disse agora que não tem autonomia para mandar e educar seu filho, que se alguém tem que educa-lo é o mundo, a responsável pelo local que ele está querendo destruir? É isso?
Sim, pelo que entendi é isso. Entendo que não seja fácil educar uma criança, mas se não tem preparo para isso, é certo que não esteja preparado para ser mãe ou pai. É necessário no mínimo fazer com que ele entenda desde pequeno o que deve ou não fazer, separar o certo e errado com o grau de consciência e maturidade que a criança tem, juntamente com o que ela deve ou não, pode ou não fazer em certos ambientes.
Brincar é algo fundamental na infância, mas por favor sem vandalismo, sem desordem.
Ensinar a um filho que ele deve brincar e não quebrar as coisas devia ser algo natural, a menos que seus pais façam o mesmo. Então nem adianta falar algo.
Mas em compensação e para o bem da humanidade hora ou outra chegam mães com seus filhos e as mesmas tem total ou parcial controle com relação a educação e respeito de suas crianças.
Obs: Nem sempre total, quase sempre parcial, rs. Pelo menos isso. UFA.rs
Obs2: Nove dias pro meu niver, que lindo. ;D Mais velha = Mais experiente, hehe.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Brincar quebrando as coisas não é nem um pouco saudável mesmo. É treinar a própria agressividade, que pode em algum momento no futuro ser usada até contra a própria mãe, que não ensina valores como respeito à autoridade, auto- controle... A única lição que a criança aprende é que ela pode fazer o que quiser que não será punida.
    "Não faz isso, olha lá ó, a moça vai 'danar' com você, não pode." Bem, transferência de responsabilidade é foda mesmo.

    ResponderExcluir