28 março 2015

Ianê Entrevista [2ª Edição]


Oi pessoal.......

Mais um mês se passou e hoje, como combinado, é o último sábado do mês e tem o que? Mais um Ianê Entrevista, hehehehe... 2ª edição foi ótimo né? -.- kkkk (Se você não sabe do que se trata, clique AQUI)

Enfim, hoje vocês irão conhecer o Osvaldo Junior, que está morando na Bélgica. Vamos lá?

Nome: Osvaldo Marçal de Oliveira Junior

Idade: 35 anos

Profissão: Licenciado em Ciências ‘’Química’’

Cidade/País: Bruxelas – Bélgica

Há quanto tempo reside neste país?
Há dez anos. Desde 12 de maio de 2005.

Em que momento da sua vida decidiu que iria se mudar?
Logo quando terminei a faculdade de química. Eu estava muito descontente com a questão de trabalho, salário muito baixo. então o que me motivou a sair do Brasil foi questão econômica mesmo. A ideia era poder ganhar dinheiro no estrangeiro, mas não é bem assim né, quando você muda você vê que as coisas são bem diferentes. Por isso eu não indico pra ninguém sair do seu país pensando em simplesmente ganhar dinheiro, o estrangeiro é mal visto, além da dificuldade de se adaptar em outra comunidade, então é difícil a questão de trabalho, pois pensam que você está 'roubando' o lugar de um local. Apesar de aqui ter muitos emigrantes e com relação a outros países ser um país até 'tranquilo' nessa questão.

O que pensa sobre o país que mora? Eles recebem bem os brasileiros?
A Bélgica é um país muito diversificado em culturas, línguas. Em questão de receberem os Brasileiros, os Belgas são sim admiradores do Brasil e muito amigáveis com os brasileiros, tem uma boa relação diplomática, e empresarial já que há uma força empresarial que enlaça a Bélgica e o Brasil, que são as empresa de cervejaria, os dois países são os maiores importadores de cerveja do mundo. Quando se pensa em Brasil logo os belgas imaginam a ‘’cerveja’’ depois o futebol, e logo o samba com suas espetaculares imagens femininas das mulatas.

Quais foram as dificuldades que encontrou quando chegou?
Bom, acho que todos emigrantes quando chegam em um país diferente encontram muita dificuldade para adaptar as novas culturas, etc… Sim! Tive muitas dificuldades, uma delas foi na questão do idioma a princípio não entendia nada o francês, ficava louco, perdido quando andava na rua, até mesmo tenho uma história muito engraçada, logo no segundo dia quando cheguei queria comprar pão, cheguei na padaria e não sabia pronunciar e pedi a mulher "quero aquilo ali" e logo apontei meu dedo para o pão e dizendo que queria um "pão" que se chama "baguete" e aqui eles tem o costume de comprar o baquete e levar para casa sem embrulhar em um papel e nem uma sacolinha, quando recebi aquele pão, me deu uma crise de risos… Esta é uma breve história!  Mas, logo outra dificuldade que encontrei, foi de buscar trabalho, aqui  os postos de trabalho são dados as pessoas com indicação, a questão de entregar currículo, aqui é pura fachada, (não funciona) então, logo quando cheguei, fui trabalhar na construção civil, com uns portugueses, trabalhei por 1 mês e nunca me pagaram porque na época estava ilegal no país, e quando a pessoa está ilegal, os portugueses abusam muitos dos brasileiros que acabam de chegar.

Quais seus planos para o futuro? Pretende morar ai “para sempre”?
Meu futuro! Ualll, essa é uma questão muito difícil de responder, porque sempre estou pensando em largar tudo aqui e pegar o primeiro avião e aterrissar na minha terrinha, quando a saudade bate essa ideia vem, e quando a saudade vai embora essa ideia se acaba. A única coisa que me faz pensar é o amor que sinto pela minha família, meus país que estão no Brasil. No momento acho meio difícil de voltar a viver no Brasil, quando vejo as dificuldades que se encontra o país, com a corrupção e questões políticas, aqui na Bélgica hoje, sinto muita seguridade social.

Diga alguma curiosidade sobre a cultura local.
Bom, este é um país influenciado pela cultura francesa, holandesa e alemã, depois dessa fusão cultural, a Bélgica tem os três pontos de referência cultural tais como: adoram escutar música clássica pelas manhãs de domingo, gostam  muito de sair para os PUBs, (é uma abreviação do inglês public house, cujo significado é casa pública, e designa um tipo de bar muito popular no Reino Unido, República da Irlanda e outros países de influência britânica, como Austrália ou Nova Zelândia, onde são servidas bebidas (principalmente alcoólicas) e comida ligeira.

Indique um lugar indispensável para quem for visitar o país/cidade.
A Grand Place de Bruxelas para mim é um lugar mágico, considerada uma das praças mais bonita do mundo, tem arquitetura gótica e muitas histórias sobre esta praça na segunda guerra mundial ficou completamente intacta. O segundo ponto turístico para mim aqui em Bruxelas é o monumento do Átomo, que tem o formato da molécula do átomo, chamado ‘’Atomium’’ foi construída em 1958 para uma apresentação da EXPO 58, sou apaixonado por este monumento até porque sou um químico.

Coisas do Brasil que fazem falta?
São muitas coisas que me faltam do Brasil, o sorriso das pessoas, quando saio para as ruas, as comidas típicas apesar de que alguns anos para cá se encontram muitas coisas típicas brasileiras nos grandes supermercados Belgas. Sinto falta do sol, do calor e de estar ao lado da família que eu amo muito.

Coisas que são melhores no país que está, do que no Brasil?
O emprego, segurança social, segurança medica e bem estar.

Coisas que aprendeu morando aí?
Aprendi muito a respeitar o próximo, ser mais humano, aprendi a ser mais educado, umas das coisas que eu percebi muito aqui na Europa as pessoas da Europa do norte são muito educadas, muito cultas. Na verdade, aprendi a dar mais valor em mim mesmo e logo ao meu próximo também. Aprendi idiomas.

Qual sugestão ou dica você daria para quem gostaria de viver nesse pais ?
Bom, acho que viver fora do próprio país é uma experiência única, que cada cidadão deveria ter, para ver como funciona o país estrangeiro e depois comparar as coisas que funcionam e não funcionam, dentro do seu país, mesmo que seja viver fora por 30 dias, será suficiente. A dica que eu dou, é que  a pessoa venha preparada, falando o idioma e tenha conhecimento sobre a dificuldade $$ de moradia aqui. Então ver isso antes tornará mais fácil a vinda.

Conte resumidamente o seu dia a dia.
Minha vida aqui em Bruxelas é bem corrida, trabalho no Restaurante Especialidade Cubana, desde que cheguei aqui. Nele faço de tudo, desde compras, limpeza e anoite atendo os clientes.


Fotos:



Abaixo uma foto atual e uma mais velha. No monumento Átomo. um dos principais cartões postais da Bélgica. É o formato de uma molécula de átomo, foi construído para a Expo 58, demorou mais de 20 anos para ficar pronto. Dentro deste monumento tem cafés, restaurantes, cada tubo que conecta uma bola a outra é uma escada rolante. Na ultima esfera do átomo está o museu, com documentários de quando foi construído, imagens, vídeos, etc. A bola do meio também é um grande museu moderno, que a cada mês artistas belgas expõem suas obras.





Monumento histórico onde viveu Rei Leopoldo, 1500

Tirada na cidade de Antuwerp, a segunda cidade mais importante da Bélgica

Uma das praças mais bonitas do mundo, a Grand Place -- ou Grote Markt, em flamengo -- é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Com 96 metros de altura, o prédio mais imponente é o da Prefeitura, construído entre 1402 e 1455. É possível fazer uma visita guiada por dentro do lugar, repleto de objetos de arte. Outro prédio famoso que cerca a Grand Place é o da Casa do Rei, também do século 15, onde fica o Museu de Bruxelas. Quem não estiver afim de andar, pode simplesmente parar em um café e apreciar o visual comendo um waffle típico belga. Durante a noite a praça fica toda iluminada e ainda mais bonita. Todo ano par, no mês de agosto, a Grand Place é coberta com um tapete de flores que chega a ter 500 mil plantas. Fonte


A primeira neve a gente nunca esquece
É isso... E aí, gostaram? Eu adorei! Agora quero mais ainda conhecer a Bélgica, tambémmm.. Rsrs. Aiai... Vou ali arrumar uma mochila e sair por ai. Um beijo. kkkkkkk.

Você viu o 1º Ianê Entrevista, com a Janayna que está morando no Peru? Não? Clica aqui e veja.

Me contem o que acharam nos comentários, beijinhossss.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Adorei a entrevista, mas realmente deu pra ver que a vida fora do país não é fácil, porém é bastante enriquecedora.
    Amei as fotos e fiquei curiosa em conhecer esse lindo país!
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Amandaaaa!
      Também quero conhecer a Bélgica, hhehehe...
      Beijosssss

      Excluir
  2. Yey!!! Arrasando. Amei as perguntas e as respostas do Junior! A Bélgica deve ser linda. Meu marido ia amar experimentar todas as cervejas que tem la, hahaha. Beijo Ianê. Parabéns pelo Projeto Ianê Entrevista! Está sensacional! Estou louca pra ver as próximas pessoas e cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente viu Tati! Já quero muito conhecer!!!
      Obrigada! Fica ligadinha que vem muitos lugares e pessoas legais por aí.
      Beijinhosssss

      Excluir
  3. Reuler Cardoso06 abril, 2015

    Parabéns pelo blog Ianê! Essas entrevistas são ótimas. Um dia quero ser seu entrevistado kkkkk Sucesso, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Reuler! Fico feliz que esteja gostando!
      Opa, vamosss lá, hehhehe...
      Obrigada! Beijos!

      Excluir