06 março 2017

A Capital da Bélgica [Bem Vindo(a) a Bruxelas]

Nossa estada em Bruxelas também foi rápida.

Pegamos um ônibus de Amsterdã para Bruxelas, foram duas horinhas tranquilas de viagem. Chegamos e nosso primo Osvaldo Júnior foi nos buscar.


Da rodoviária até em casa, mesmo com as mochilas nas costas, nós fomos apé conhecendo a cidade (perder tempo não é conosco, hehehe)

Próximo a casa do meu primo tem a estátua mais famosa de Bruxelas, o Manneken Pis:


"A estátua mais famosa de Bruxelas é a de um molequinho fazendo xixi. O Manneken Pis — ou garotinho que faz xixi, em um dialeto local — foi feito em 1619 pelo artista François Duquesnoy. A influência da obra pode ser notada até no Brasil, já que o “Manequinho”, estátua que fica em frente à sede do time do Botafogo, foi inspirada no menino belga. A estátua é cercada de lendas. Uma delas diz que foi feita em homenagem a um menino que apagou um incêndio com seu xixi. Uma das tradições locais é a de vestir o garotinho com diferentes roupas ao longo do ano. Dependendo do dia da visita, o Manneken Pis pode estar com a camisa de um time de futebol ou com trajes típicos de um país, por exemplo."






Grand-Place, já foi eleita várias vezes a praça mais bonita da Europa:
Fonte: Planetware


Palácio Real de Bruxelas

Localizado no sul do Parque de Bruxelas, na parte mais alta da cidade, está um dos edifícios mais famosos da capital belga, o Palácio Real de Bruxelas (Palais Royal).

"O Palácio Real é a sede da monarquia belga. Nele estão instalados os escritórios dos reis, alguns ministérios, salas de reuniões oficiais e salas para os chefes de estado convidados. Desde 1831, o Palácio não é a residência real e os reis moram no Palácio de Laejen, nos arredores de Bruxelas." Enquanto passeávamos pelos seus arredores, vimos a rainha chegando, eram três carros e pararam o trânsito, para o carro com a rainha entrar. Rs. Achei legal, nunca tinha visto uma rainha de tão perto, hahahaha. (Vi que era a rainha, depois que já estavam dentro do palácio e ela saiu do carro toda realeza, hehehe)

Museu da música:



Nós e a combi de waffles, eles são tão famosos quanto o chocolate belga, rs

 E foi bem nessa estação de metrô que alguns meses depois de nossa ida a Bruxelas, aconteceu aquele atentado terrorista: :( 



Vimos por toda a cidade os famosos desenhos nos muros:



"Capital mundial dos quadrinhos, a capital da Bélgica conta com um roteiro que passa por 54 murais pintados nas ruas, em homenagem a personagens como os Smurfs, Tintim e Lucky Luke.
Mais do que arte de rua em forma de HQs que se misturam à arquitetura medieval da cidade, esses trabalhos começaram a ganhar muros e paredes laterais de edifícios, nos anos 90, a partir de um projeto em que a prefeitura cedia espaços para fins publicitários, em troca de apoios financeiros de empresas para que os desenhos fossem realizados. Considerados a Nona Arte, os quadrinhos estão por todos os lados. E não é só nas ruas de Bruxelas.
A cidade abriga também o Belgium Comic Strip Center, considerado uma espécie de meca dos quadrinhos, onde os visitantes percorrem a história dos HQs em ambientes que recontam a trajetória dessa manifestação artística." Viagem em pauta



O Parque Cinquentenário

Cinquentenaire é um dos principais parques urbanos de Bruxelas e seu palácio foi construído no governo do Rei Leopoldo II para a Exposição Nacional de 1880. A construção imponente em formato de U celebra os 50 anos de independência da Bélgica. Em minha opinião, um parque lindo que merece ser visitado. (Tem um museu da guerra logo ali e uma galeria com carros antigos - pra quem ama museus e velharia, como eu- heheh)

Turistando e comendo waffle belga, nada mau, hehehe


Nesse primeiro dia, depois de muito turistar, voltamos pra casa e o Júnior nos convidou para jantar no restaurante cubano em que trabalha. (Diga-se de passagem o La Cantina Cubana é uma gracinha e o cardápio é maravilhoso, é uma dica pra quem estiver em Bruxelas)



O meu prato tinha molho de laranja e o da Celina chocolate, pensa num TREM bão, rsrsrs


O segundo dia foi dedicado ao Atomium, acordamos cedo, pegamos o metrô e fomos



Será que estávamos cansadas? kkkkkkk

Em Paris, Torre Eiffel, em Bruxelas, Atomium

Criado em 1958, para a Feira Mundial de Bruxelas, o Atomium é uma estrutura metálica que representa uma molécula de ferro ampliada 165.000 milhões de vezes. Guardando as devidas proporções, o Atomium seria para a capital belga o que a Torre Eiffel é para Paris, e, por isso,  vale a pena dar uma passadinha pelo local para, pelo menos, ver a atração do lado de fora. Claro que quem quiser pode visitar a molécula gigante por dentro, passear pelas nove esferas da molécula e ter uma bela vista panorâmica de Bruxelas do alto do monumento. Além de uma exposição permanente, que relembra a Expo 58, o Atomium também abriga exibições temporárias a longo do ano."  Viagem e Turismo




A mini europa que fica logo ali do lado, naquele dia, infelizmente não estava aberta :(




Pelas ruas de Bruxelas:

Uma coisa que amo na Europa é isso, só de andar nas ruas já é tanta beleza que vale toda a viagem. É muito amor! heheheh





Já que estávamos ali, o Júnior nos chamou para experimentar (pra variar, a FAMOSA) a cerveja Belga. Afinal, são consideradas as melhores cervejas artesanais do mundo.





Cada um pegou um tipo para podermos conhecer o gosto de três, hehehe

E na porta, olha ele... rsrs
No outro dia cedo fomos para o aeroporto com destino a Roma.


Se me lembro bem estávamos um pouco atrasadas, cheias de muambas, kkkkkk, custando carregar a mochila e as sacolas

Chuva danada e vento, não tinha bus para levar, fomos até o avião (esquisito) assim, sem se vestir direito, toda cheia de tralha, kkkkkk
Basicamente foi isso, tentei colocar o mínimo de coisas para não ficar enorme esse post, mas é difícil, rsrs.

Quero aproveitar esse espaço para agradecer meu primo e o Israel, por terem nos recebido tão bem. Obrigada pelo carinho, jamais nos esqueceremos. Família, amigos, é tudo de bom. (Se você quiser seguir o Júnior, ele posta muitas coisas sobre Bruxelas e os lugares que ele vai. É só clicar AQUI)

*** Até Roma! ***

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. haa fantastico , eu fiz uma viagem baseada no seu roteiro tambem foi show de bola, so achei um pouco caro a a´presentacao dos carros e estava muitooo cheio mas fomos assim mesmo, eu tambem fiz um post contando sobre a minha viagem se quiser da uma olhadinha fique a vontade :)

    https://fiorellanamala.blogspot.com/2019/04/uma-viagem-maravilhosa-de-2-dias.html

    ResponderExcluir