20 maio 2015

Estou muito dramática? Tô nem aí...

Quando estava na escola, hora ou outra chegava em casa reclamando... "Odeio a escola, odeio os professores que se acham deuses, odeio os colegas e o sistema competitivo." Muitas vezes pensava que o problema era as matérias que eu detestava e que quando saísse daquele ambiente quadrado cheio de grades, as coisas mudariam... Veja bem, saí, saí da escola, de casa, da cidade. Mas tudo ainda é igual, aquilo tudo era somente uma amostra grátis, do lado de fora, os endeusados se acham ainda melhores, os colegas querem competir e se veem obrigados a serem os melhores em tudo, o mercado quer apenas que você produza e dê lucro, não interessa o que você pensa ou sente, o social te cobra... Seja uma máquina e ganhe dinheiro.

Eu escolhi o curso de jornalismo pois julgava ser o mais libertador dentre os cursos que poderia fazer. Obviamente há muitas possibilidades nesta área. Mas o fazer "humanizado" que eu sempre "sonhei", está um tanto distante da realidade. Tudo, inclusive no jornalismo não é feito espontaneamente, é bem pensado, com técnicas para que o público compre. As coisas são pensadas de forma mercadológica "o que posso fazer para ganhar dinheiro em cima disto, desta pessoa ou situação", o propósito não é a história contada, é o produto vendido.

Ok, eu sei... Isto é um desabafo, fazer o que? Me mudar pro pantanal e viver com os macacos? Fazer trabalho voluntário, ajudando pessoas nesse mundão, pra sempre? (Não seria má ideia)

Além de tudo, hoje, não se trabalha para viver, vive para trabalhar. Ninguém tem tempo pra nada, os amigos só dizem "vamos marcar algo" que nunca será marcado, "vai lá em casa depois" nunca irá. Os pais deixam as crianças na escola, e só trabalham, trabalham e trabalham, e quando estão em casa estão assistindo TV, não há conversa. Conversar com a vovó não existe mais, perguntas, só para o Google.

O interessante disto tudo? Não é SER é TER. Ter melhor nota, melhor salário, melhor carro, casa, marido, mulher, filhos......

Estou muito dramática? Tô nem aí... Continuo achando que oh:



Fazer o que?

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ai Ianê, seu texto disse tudo que eu penso. É foda essa realidade, às vezes da vontade de fugir, ir embora, sei lá pra onde, sei lá fazer o que, só fugir desse sistema opressor.. Também escolhi minha área achando que era mais liberal, mas não era tão assim.. Mas ia escolher jornalismo e com o que você disse e com o que eu descobri, não seria um bom campo pra mim.
    E não é drama, é realidade. /:
    beijos.
    http://www.amandatelo.com/

    ResponderExcluir
  2. Desabafar é bom! Eu ando mergulhada no mercado que cobra lucros, metas, etc. Mas, ainda acredito que ética é uma escolha e que o importante é ter, sem que o ter te tenha.

    ResponderExcluir