17 abril 2010

Valorizar a vida,podemos fazer isso agora!

Quando falamos em valorização de vida, a maioria logo pensa no próprio eu, ou em alguém próximo, pai, mãe, irmão, quando não pensa em meio ambiente e assim relacionando a própria vida, já que pensamos no meio ambiente, porque precisamos do mesmo pra viver, assim, valorização do meio ambiente, valorização da vida, mas são poucos os que fazem mais do que pensar alguns segundos a respeito, é uma das miseráveis realidades... mas falar em valorização de vida, não é necessariamente, eu, ou meus familiares, ou só pensar e não fazer, algo a respeito do meio ambiente, existem milhares tipos de vidas. Bem.. eu pensei em chamar a atenção dos jovens, e não é uma coisa muito fácil, porque é natural hoje, jovens interessados em diversão, entretenimento, lazer, consumismo, não interessados em problemas ou responsabilidades. Como primeiro post vou falar um pouco de mim e assim falando algo que eu gosto muito e que relacione com valorização de vida. Sou uma adolescente de 15 anos, e procuro sempre defender aquilo que acredito ser certo, e mostrar as pessoas porque acredito que aquilo é o certo, mostrar as pessoas assuntos que talvez a mesma não tenha percebido tamanha importância. Estou sempre aberta a outros pontos de vistas. Pois bem, não da pra falar em Respeito, Valorização de Vida, Meio Ambiente, Futuro.. sem falar em consumir carne (pode nunca ter lido assim, mas é algo real) escrevendo aqui, não preciso disfarçar meu objetivo, estou falando e lutando a favor do meu futuro e a favor daqueles que não podem falar nem lutar por si mesmo. O motivo de eu querer despertar o interesse de jovens, é pelo simples fato de os jovens de hoje serem os adultos de amanhã, e por eu ser jovem, talvez seja mais fácil chamar a atenção dos mesmos, acredito e espero que esteja certa, que os jovens tem a cabeça mais aberta, e que são mais dispostos a mudar. Habito é algo que deve ser analisado, e se necessário mudado, seguindo uma linha de pensamento racional não é difícil mudar nossos hábitos. Agora explico o porque de tanto blá blá blá..
É fácil falarmos em meio ambiente, em respeitar o próximo, os direitos da mulher na sociedade, homossexualismo, racismo e afins... Mas poucos são os que lembram daqueles que não podem lutar pelos seus direitos, sim.. estou falando dos animais. Valorizar a vida, não quer dizer valorizar a minha vida, e sim, de todos aqueles que sentem e sofrem. Conversando com algumas pessoas, já ouvi: “eu defendo a minha raça, eu valorizo a minha raça”. Pois bem.. a um tempo atrás, falavam o mesmo com relação aos negros, não os tinham nenhuma consideração, hoje, o negro tem o seu lugar, tem os seus direitos, até porque todos nós sabemos, que são pessoas, como qualquer uma outra. E tem direito de viver livremente, de ser feliz. E o mesmo vemos com as mulheres tempos atrás as mesmas não tinham direito a praticamente nada, e com garra e luta, ganhou seu espaço. Porque relacionar isso.. bem.. os negros e as mulheres, poderiam e lutaram para ter os seus direitos. Mas os animais, não podem fazer isso, eles precisam da nossa ajuda. Quando falo: “até porque todos nós sabemos, que são pessoas, como qualquer uma outra.” Bem... você se pergunta, e os animais, não são como as pessoas. Não, eles realmente não são. Eles são como qualquer um outro animal, são como o cachorro que vive no quintal ou como o leão que vive na savana. Isso me lembra: "A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior – engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo."
Olympia Salete
Certo dia conversando com uma amiga ela me perguntou: por que você fala que não é certo comer carne de animais? bem.. eu poderia responder qualquer uma outra coisa a ela, mas resolvi relacionar com algo que ela se colocasse no lugar, até porque as pessoas não costumam entender se não for algo que mexa com o ego das mesmas, ou algo relacionado. Então tentei explicar, afirmando e fazendo uma outra pergunta. “Na China eles comem carne de cachorro, é.. bem esse que anda ai no seu quintal (mais fácil ainda pra entender, quem tem cachorro) você acha certo, acha que é algo normal?” Então ela respondeu: “Comer cachorro? Aaaaaarg, claaaaaaro que não.. nããao mesmo, super insensível, super a normal comer o cachorrinho, sem lógica fazer isso.” “Bom, então agora você entende o porque eu falo que não tem lógica comer animais?”. E se pensar racionalmente, logo vai saber que não passa mais a ser uma questão de “cultura” e sim de “ética”. Entendemos que não é mais a minha cultura é a certa por comer vacas e não cachorros e a sua é a errada por comer cachorros e não vacas ou vice-versa, é simplesmente, falta de ética de ambas.
Não comer carne, é um assunto que eu poderia ficar horas falando.. vegetarianismo é algo que me faz muito bem, então eu pensei em passar isso as outras pessoas. Caso haja interesse de vocês leitores, sobre o assunto “vegetarianismo”... acredito serem pessoas interessante, procurando sempre o melhor, pra você e para o mundo, poderiam visitar o SITE DO INSTITUTO NINA ROSA neste existem pessoas técnicas falando, se lerem os textos iam saber mais sobre o assunto. E poderiam assistir o VÍDEO NO YOUTUBE também com pessoas técnicas falando.. muito bom. Assistam, qualquer duvida sobre, podem comentar que eu respondo. Se houver interesse, posso postar mais sobre o assunto.. não saber é uma coisa, não querer saber é outra. INFORME-SE. Abraço!
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. é isso msm ainda bem qe tem pssoas como vx qe pensam no futuro,qe pensa não so em si mas nos outros tbm!
    meus parabéns foi otimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Como dizia titio Einstein, o mundo seria um lugar melhor se o homeme se visse como parte integrante do universo e nao um ser separado.
    Pois um ser não-separado não mata um mendigo por diversão, um ser não separado não VÊ outro ser sensciente como fonte de protéinas somente.
    Isso ai TT, está no caminho.



    GO GO GO GO !!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ianê!
    Se todas as pessoas tivessem o pensamento como o seu ou pelo menos semelhante o mundo não estaria como está e não teria tanto consumo de carne igual tem hoje.

    ResponderExcluir
  4. Ianê, gostei do seu texto! A parte lá que vc fez a comparação usando o cachorro .. eu lembrei das pessoas que tem o mesmo em casa, e dizem em voz alta que amam os animais, só que quando perguntamos se eles comem carne, eles dizem que sim! Mais e ai cadê o amor pelos animais? Ou é só por um animal em especial? Eu acho que essa segunda pergunta encaixa melhor... pois as pessoas só amam uns, dá carinho pra outros e os demais? Eles matam e comem ¬¬ .. mais afinal eles tbm são animais, certamente tbm tem o direito a vida.

    ResponderExcluir
  5. Ianê muito bom esse texto! Ja pensou em ser escritora? Tudo foi muito bem colocado e defendido por vc! Adorei... Essa é uma otima causa por se lutar! Bjoo... Te Adoro linda!
    By: Renata

    ResponderExcluir
  6. Perfeito!Em todos os sentidos, tanto a escrita, como o tema abordado quanto a forma como foi abordado.Não há como discordar de tudo que foi escrito, é sim uma questão de ética,não tem como dizer que não. E dizer amar animais e come-los é no mínimo incoerência, pra não falar burrice.Enfim, muito bom o começo do blog, espero que as pessoas ao lerem isso deixem de egoísmo e revejam seus hábitos alimentares.Boa sorte com o blog =).
    Karina

    ResponderExcluir
  7. Valeu genteee.. valeu mesmo! Entao Karina, obrigada e agora é formatar o proximo texto né.. pra ficar tudo ok.. hehehhe.. \o/

    ResponderExcluir
  8. Ianê.
    É muito bom ver sua vontade de mostrar a todos o que pensa! É assim que começa!
    Quero ver muito mais...

    Cada um que "abre o olho", como disse a Leandra, já é um sucesso enorme!

    Eu já deixei a carne vermelha desde 30/03/2010. Fiquei surpresa pois achei que sentiria tanta falta, e na verdade não senti. Já passei por dois churrascos sem comer a carne vermelha!
    Eu também vou chegar lá!
    Beijocas no coração...
    Tahti.

    ResponderExcluir
  9. Andreinha/SP19 abril, 2010

    Muito bem Ianezita!!!
    Defendendo seu ponto de vista na maior categoria...
    Amadureça também a idéia de ser escritora. Arrasou!
    Beijos
    Andreinha

    ResponderExcluir
  10. Eu li tudo :$

    By : Markin Tomaz :$

    ResponderExcluir
  11. Ianê *----* Parabéens garota! otimo seu texto, sua ideia muuito bem defendida e argumentada, continue assim, torço por voce!
    /raiene sara

    ResponderExcluir
  12. Jaque,

    Parabens pela atitude, por mas que tenhamos opinioes diferentes, eu respeito pessoas que lutam pelo seu ideal. E voce conquistou meu respeito e adimiração.

    ResponderExcluir