22 janeiro 2018

Viajar é o novo carro zero?!

Há dois anos embarcamos, minha prima e eu, numa viagem de um mês pela Europa, que se tornou uma grande aventura. Aprendemos muitas coisas durante essa viagem.

Nesses dias estive pensando como viajar tem se tornado, para muitas pessoas, apenas um consumo, pra postar fotos e mostrar que viajou, ou falar em quantas cidades e países esteve.


Eu sempre amei viajar, e hoje isso parece uma bobagem a se falar, mas é que é verdade, no sentido mais simples da frase, eu sempre amei viajar, fosse para a cidade vizinha ou pra longe. Fosse apenas para ver as coisas da janela da carreta (já que meu pai é caminhoneiro e desde pequenininha eu quase conheço os lugares com ele) ou passar muitos dias conhecendo um lugar a fundo.

Sempre amei o trajeto e o destino, sempre, conhecer lugares novos, ver coisas diferentes, sair da zona de conforto, isso sempre me pareceu incrível.

Eu amo compartilhar coisas, não é atoa que tenho um monte de redes sociais, tenho esse blog e sou jornalista. (E compartilhei fotos e algumas histórias dessa nossa viagem aqui no blog mesmo) Amo contar histórias, mostrar experiências, mas ultimamente tenho visto que as pessoas não tem viajado para se tornarem pessoas melhores, para abrirem suas mentes com relação as diferenças no mundo, mas para mostrar que estiveram naqueles lugares, apenas.

É como se aos X anos você tivesse que estar casada, com sua casa própria, carro próprio e agora o novo item da lista é ter viajado, e ter as fotos dos pontos turísticos para provar. Sei que muitas pessoas casam, compram suas casas, seus carros e viajam porque isso as deixam felizes e as fazem pessoas melhores, mas ultimamente tenho achado que muitas outras pessoas tem os feito para provar que é legal e está na moda. O que é deprimente, porque viajar é tão incrível, quando você aprende coisas novas, conhece lugares novos, se emociona, sente o cheio, ouve os barulhos, observa, reflete.

Daí me pego pensando o que mais essa modernidade vai "estragar", porque quando falo que estive em um lugar não estou apenar listando mais um lugar, eu gostaria que as pessoas soubessem tudo que eu aprendi com aquela viagem.

Mas enfim... Vou continuar amando viajar, compartilhar e ver as viagens de outras pessoas, só não quero deixar de viver de verdade para apenas compartilhar.

PS: Também reparei que não só viagem, mas tudo hoje em dia tem sido - viver + mostrar. Nos restaurantes, clubes, shoppings, shows, em casa. Será que estamos compartilhando demais? Estou me vigiando com isso. Heheheh. A linha é muito tênue. Mas não parem de compartilhar, ok? Eu amo ver... Só não vamos esquecer de viver. 😃
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Realmente a praticidade de compartilhar tudo em tempo real tem tirado a atenção das pessoas para o AGORA e elas acabam "vivendo" as experiências em segundo plano. Tem que haver um equilíbrio entre estar presente e registrar. Qdo fui pra Europa em 2012 eu nem tina um smartphone então compartilhei muito pouco do que intensamente vivi. Resultado: Hoje há coisas que já não lembro, como nossa conexão em Betim de 4 horas que se escondeu lá atrás das memórias mais recentes até você me relembrar. ♥

    ResponderExcluir